À princípio os dois termos parecem ser a mesma coisa, não é mesmo? Muita gente utiliza-os como sinônimos, até mesmo pessoas que trabalham na área de alimentos, entretanto apesar de estarem intimamente relacionados, na realidade eles representam diferentes conceitos, por isso é importante conhecer a definição correta de cada um.
Continue lendo nosso artigo que vamos te explicar a diferença entre eles de acordo com a ISO 22000:2018!
Antes de começar, o que é a ISO 22000?
A certificação ISO 22000:2018 abrange todos os processos da cadeia alimentar que afetam a segurança do produto final, criando um padrão único de segurança de alimentos. Esta norma é reconhecida internacionalmente e pode ser utilizada por todas as organizações da cadeia de suprimento, da fazenda aos serviços de fornecimento de alimentos, do processamento, transporte e armazenamento de alimentos à embalagem e ao varejo.
A norma destaca que com a adoção de um sistema de gestão da segurança de alimentos (SGSA) é possível ter o controle adequado da produção de alimentos em toda a cadeia produtiva, minimizando os perigos à segurança no momento do consumo. Para contextualizar, a ISO 22000 diz que:
“Perigo é qualquer agente biológico, químico ou físico no alimento, com potencial de causar um efeito adverso à saúde“
A norma também reforça que:
“A segurança de alimentos é assegurada com esforços combinados de todas as partes participantes da cadeia produtiva”.
Então, para garantir a segurança do produto é necessário a garantia da qualidade em todas as etapas do processo.
Mas enfim, qual a diferença entre Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar?
Segurança de alimentos
Segundo a ISO 22000, a definição de Segurança de alimentos é:
“Garantia de que o alimento não causará efeitos adversos à saúde do consumidor quando for preparado e/ou consumido de acordo com o uso pretendido”.
Quando falamos de segurança de alimentos, estamos fazendo referência a garantia da qualidade do produto que é disponibilizado no mercado, seja para consumo humano ou animal. E, para garantir essa qualidade, deve haver a contribuição de toda a cadeia produtiva de alimentos, desde a chegada da matéria prima até a disponibilidade do produto para consumo.
Segurança alimentar
Não há um item específico para a definição de segurança alimentar na ISO 22000, mas no item 3.21, temos as seguintes notas:
Nota 1: Segurança de alimentos está relacionada à ocorrência de perigos à segurança de alimentos (3.22) nos produtos finais (3.15) e não inclui outros aspectos relacionados à saúde humana, como, por exemplo, desnutrição.
Nota 2: Não é para ser confundida com a disponibilidade e acesso ao alimento (“segurança alimentar”).
Nota 3: Inclui rações e alimentos para animais.
Então, quando falamos de segurança alimentar estamos nos referindo ao direito de todos ao acesso do alimento de qualidade com um rico teor nutricional e que seja em uma quantidade suficiente para garantir uma vida saudável.
Esse termo é conhecido em inglês como “Food Security”, e surgiu logo após as guerras mundiais que devastaram a capacidade de produção de alimentos da Europa, fazendo com que muitas pessoas vivessem em diferentes graus de miséria e fome. A partir daí, portanto, segurança alimentar passou a abordar políticas públicas para garantir a disponibilidade do alimento à todas as pessoas.
RESUMINDO: Segurança de alimentos se refere à garantia da qualidade do produto que consumimos e segurança alimentar se refere ao direito de todos ao consumo de alimentos.
E aí, curtiu esse artigo? Já sabia que existia diferença entre Segurança de alimentos e Segurança alimentar?
Deixe nos comentários dúvidas, opiniões e sugestões para mais artigos!
Até o proximo ✌😘