Por que devemos controlar a temperatura dos alimentos?

Por que devemos controlar a temperatura dos alimentos?

Indústria de Alimentos


Ao controlar a temperatura dos alimentos, além de garantir a qualidade do produto, conseguimos combater a contaminação e a proliferação dos microrganismos. Mas o que são os microrganismos?
Os microrganismos são seres vivos que não podem ser visualizados a olho nu e, são classificados em deteriorantes, patogênicos e úteis. 
Na indústria de alimentos devemos evitar a presença dos microrganismos deteriorantes e patogênicos. Os DETERIORANTES proporcionam alterações indesejáveis, como mudança de cor, odor, sabor, textura e aspecto do alimento. Já os microrganismos PATOGÊNICOS apresentam risco à saúde dos consumidores, sendo os responsáveis pelas DTA’s (Doenças transmitidas pelos alimentos), podendo inclusive levar a morte.
Mas então, como podemos evitar a presença destes microrganismos?
Temos uma série de parâmetros que devem ser controlados e monitorados em uma indústria processadora de alimentos, os quais envolvem um rigoroso controle de qualidade, com a implantação de boas práticas e, quando necessário, o uso de princípios de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Um destes parâmetros é o controle e o monitoramento da temperatura.
De acordo com a ANVISA, a zona térmica de perigo está entre 5°C e 59°C, proporcionando nesta faixa a multiplicação destes microrganismos indesejáveis.
Sendo assim, uma das formas de realizar este controle é através do uso de planilhas, com as anotações manuais por colaborador responsável pelo setor, o que muitas vezes acaba sendo ineficiente, pois o mesmo pode esquecer de anotar algum valor, o que pode acarretar em perdas de produto.

Outra maneira mais prática e dinâmica para fazer o controle de temperatura dentro do setor de alimentos é através do uso do equipamento SMIT. Através desse é possível acompanhar em tempo real a temperatura do produto, além do envio de alertas em caso de oscilações da temperatura ou queda de energia. Assim nenhuma leitura ficará de fora, podendo ter o monitoramento ideal para a garantia do controle de qualidade.

Fonte imagem: Foodsafety


By Djenifer K. Kipper
Engenheira de Alimentos

Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Categoria: Indústria de Alimentos Tags: #Temperatura #Qualidade #Microorganismos

Compartilhar: