Os medicamentos termolábeis são extremamente sensíveis a grandes variações de temperatura, os quais jamais podem ser congelados ou aquecidos. Fazem parte desta categoria os medicamentos biológicos e imunobiológicos, vacinas e algumas substâncias injetáveis, como insulina, por exemplo.
Por estas questões, é necessário o controle diário da temperatura destes medicamentos, a fim de assegurar a qualidade e a eficácia dos mesmos, assim, como a segurança do paciente que fará uso da substância.
Os cuidados no armazenamento de medicamentos são fundamentais para garantir sua integridade e eficácia, assim como a segurança do paciente que fará uso da substância. No caso dos medicamentos termolábeis, esse cuidado deve ser redobrado, exigindo um constante monitoramento de temperatura em toda a cadeia do frio.
Porque o monitoramento manual é ineficiente e como evitar falhas?
Estamos vivendo na era da tecnologia, a indústria 4.0 está transformando a maneira como máquinas se comunicam e utilizam as informações para otimizar o processo de produção, tornando-o mais econômico, ágil e autônomo. Uma das tecnologias que englobam a indústria 4.0 é a IOT, que consiste em aparelhos diferentes que se conectam entre si e podem ser operados a partir de um dispositivo conectado à internet, como um smartphone. Isso é conhecido como a internet das coisas e consiste em conectar todos os tipos de objetos à internet, o que lhes permite sincronizar entre si e pode ser usado remotamente. É uma conexão entre o mundo digital e o mundo físico.
Cada dia que passa observamos que o mundo está se transformando e a tecnologia esta cada vez mais presente, mas mesmo assim, muitos hospitais, clinicas e laboratórios, tanto públicos quanto privados, ainda realizam o monitoramento de temperatura de geladeiras e câmaras de refrigeração utilizando o método manual.
No sistema manual de controle, o profissional responsável precisa fazer as anotações da temperatura mínima, máxima e atual, no início e no fim do dia, inclusive em feriados e finais de semana.
Estes dados são anotados manualmente em planilhas e arquivados, devendo ser guardados por um período de dois a cinco anos, de acordo com a Anvisa.
Se ocorrer alguma alteração da faixa de temperatura ideal de acondicionamento destes medicamentos, seja por uma porta que não foi devidamente fechada, uma queda de energia ou falha do equipamento de refrigeração, o profissional só irá perceber essa falha no fim do dia, ou apenas no dia seguinte quando for novamente verificar a temperatura.
Esse tempo sem monitoramento constante pode ser suficiente para ocasionar a perda de todo o estoque armazenado, acarretamento em enormes prejuízos.
Outro fator é a incerteza na confiabilidade dos dados, isso ocorre em função do processo ser humano dependente e, portanto ser passível de falhas.
Assim, podemos perceber que o auxílio de tecnologias e equipamentos que realizem um trabalho automatizado, on-line e em tempo real, seja uma solução eficaz na redução, ou até mesmo na eliminação de possíveis problemas decorrentes de falhas na armazenagem e conservação.
Para auxiliar nesta questão, nós selecionamos alguns dos principais motivos para fazer o monitoramento on-line destes medicamentos.
1.Segurança e confiabilidade
Com o sistema on-line de monitoramento, a segurança do produto é mantida devido ao envio de alertas por e-mail e SMS quando ocorrer qualquer variação de temperatura, fora da faixa programada.
Os dados coletados em tempo real não são passiveis de alterações, sendo armazenado o valor real no momento da leitura, além ainda de todos os sensores serem calibrados de acordo com laboratórios acreditados.
2. Monitoramento em tempo real
O equipamento registra a temperatura e ou umidade de forma constante, podendo programar os intervalos entre uma leitura e outra. Os relatórios podem ser acompanhados em qualquer momento e em qualquer lugar pelo sistema web, basta fazer o acesso pelo celular ou computador.
Os registros podem ser impressos com relatórios personalizados, de acordo com a necessidade.
3. Disponibilidade de dados na nuvem
Todos os registros são salvos a partir de backups automáticos e são armazenados em um servidor na nuvem. Com esta tecnologia, os dados ficam seguros e apresentam uma maior praticidade. Para saber mais sobre as vantagens do armazenamento em nuvem, confira nosso post sobre o assunto.
4. Aumento de produtividade
Ao dispensar os registros manuais e evitar o deslocamento do profissional responsável até o local em feriados e finais de semana, aumenta-se a produtividade deste profissional. Tendo em vista que ele pode usar este tempo para realizar outras atividades inerentes ao seu cargo.
5. Maior credibilidade
Ao adotar o sistema de monitoramento constante de todo o processo, as instituições de saúde garantem a eficácia dos medicamentos termolábeis, evitam possíveis intervenções por parte da vigilância sanitária e dão ao paciente a certeza de um serviço seguro e eficaz.
Dessa forma, esse processo torna-se um diferencial para a empresa, mostrando a preocupação e o cuidado pelos pacientes, além de ser uma solução ecologicamente correta, ao evitar o uso de pilhas de papel!!
Sua empresa ainda não tem o monitoramento on-line?
Não se preocupe, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco, nossa equipe esta pronta para te ajudar.