Você sabia que a qualidade do sêmen animal depende da temperatura?

Você sabia que a qualidade do sêmen animal depende da temperatura?

Suinocultura

A suinocultura moderna e tecnificada, cada vez mais, utiliza a inseminação artificial (IA) como componente do manejo reprodutivo. A redução da temperatura para posterior utilização do sêmen em programas de IA tem sido o método mais utilizado para prolongar a viabilidade dos espermatozoides. Como as células espermáticas são sensíveis ao choque térmico, temperaturas inferiores a 15°C levam a uma perda significativa no número de espermatozoides viáveis.

 

Armazenamento do Sêmen

Entre as etapas da inseminação artificial, o cuidado com a temperatura no armazenamento é um dos pontos mais importantes para garantir a qualidade do produto.

Quando o sêmen chega à fazenda, o material deve ser armazenado em uma conservadora refrigerada imediatamente, em uma temperatura controlada de 16 a 18°C. É fundamental que o responsável pelo recebimento verifique se o sêmen chegou em condições adequadas de armazenamento. Caso contrário, o recomendado é não utilizar o material.

Assim que o sêmen é coletado e transportado, é necessário documentar a data de entrega, o número do lote, o número de doses e a temperatura da unidade de armazenamento. Estas medidas de segurança e organização evitam que seja utilizada uma amostra antiga, o que prejudicaria o processo de inseminação.

A respeito do seu acondicionamento na conservadora, além de manter a temperatura entre 16 a 18°C, é importante que as doses sejam colocadas em posição horizontal. Outro cuidado importante é possuir um painel de comando com termômetro de máxima e mínima na conservadora refrigerada.

O ideal é que a temperatura seja observada três vezes ao dia, e que o laboratório conte com meios para notificar o responsável caso ocorra uma variação brusca de temperatura, como uma queda de energia. Recomenda-se que o controle da temperatura também seja feito antes do procedimento de reprodução.

Se uma dose for removida do equipamento de refrigeração para inseminação e depois devolvida, sua temperatura não pode passar de 20°C ou ser menor que 14°C. Caso a temperatura ultrapasse estes limites, a dose pode ser descartada, pois o desempenho da inseminação artificial seria prejudicado.
 

Cuidados no manejo do Sêmen

Para não prejudicar a qualidade, o sêmen nunca deve ser exposto às seguintes condições:

  • Luz solar ou artificial direta;
  • Temperatura elevada, maior que 20°C (por tempo superior a 30min);
  • Temperatura baixa, menor que 16°C (por tempo superior a 30min);
  • Armazenamento na mesma geladeira que se mantém alimentos ou vacinas;
  • Variações bruscas de temperatura;
  • Oscilações frequentes da temperatura;
  • Contaminantes e sujeira;
  • Materiais bactericidas.

 

Como garantir o armazenamento correto do sêmen com o SMIT

Para garantir um armazenamento correto e sem variações de temperatura que prejudiquem as doses de sêmen, a escolha do equipamento pode fazer a diferença. Entre os recursos ideais em uma câmara conservadora, estão o termostato calibrado, que possibilite o registro da temperatura mínima e máxima, e um sistema de alertas que notifique o responsável de variações de temperaturas e quedas de energia.

O uso do SMIT (Sistema de Monitoramento Inteligente de Temperatura) permite manter o controle de sua câmara conservadora de forma prática e automática. O aparelho possui um sensor de temperatura calibrado, que coleta e registra as temperaturas da sua câmara e envia todos os dados para um servidor online, o que permite que as informações sejam acessadas de qualquer dispositivo em qualquer lugar.

Não é necessário se locomover até a câmara para fazer medições e registros manuais da temperatura. É tudo feito automaticamente.

Basta configurar a faixa de temperatura que o SMIT deve monitorar e sempre que a temperatura tiver alguma variação você será alertado através de um SMS e/ou e-mail. O mesmo ocorre quando faltar energia. Além dos alertas, você ainda tem a opção de gerar relatórios com os dados salvos pelo SMIT através do sistema web, pelo qual também pode-se acompanhar a leitura da temperatura em tempo real.

Além de economizar tempo no monitoramento de temperaturas, o SMIT garante a qualidade de seu produto!

Categoria: Suinocultura Tags: #suino #suinos #semen #refrigeracao #produtividade

Compartilhar: