O controle da Temperatura de Vacinas para suínos é importante?

O controle da Temperatura de Vacinas para suínos é importante?

Suinocultura

Na criação de suínos, os objetivos da adoção de um protocolo de vacinação compreendem a prevenção e o controle de doenças infecciosas, a melhoria do bem-estar animal e a diminuição do custo de produção dos animais e dos prejuízos causados pelas doenças. O manejo vacinal determinará o sucesso da formação dos anticorpos necessários nos animais para que o equilíbrio sanitário e de desempenho seja atingido.

Porém, de nada adianta utilizar o melhor protocolo vacinal do mercado se algumas regras básicas não forem observadas. Pequenos erros são suficientes para comprometer todo o programa de imunização da granja, como por exemplo, a falta de cuidado no armazenamento da vacina, ou um erro na utilização do equipamento para a aplicação. Veja abaixo algumas boas práticas na conservação de vacinas para animais.

Conservação das Vacinas

Após o recebimento na granja, o armazenamento deve ser feito em geladeiras monitoradas com termômetros, para que a temperatura interna não ultrapasse 2º – 8ºC, evitando inativação da mesma, seja por congelamento ou por altas temperaturas.

Para isso, o ideal é que os frascos não fiquem muito próximos do congelador, gavetas e porta da geladeira, e que a granja possua um sistema de “nobreak” ou gerador. Guardar alimentos, bebidas e outros materias dentro da geladeira de vacina é uma prática que deve ser evitada para impedir a variação muito grande na temperatura da geladeira, devido ao excesso de abertura da mesma.

É importante verificar se todas as vacinas armazenadas estão dentro do seu prazo de validade, possuem rótulos legíveis, frascos com lacre intacto e se estão com aspecto físico e cor normais.

Para que se mantenha uma melhor logística de utilização de vacinas na granja, sempre coloque as últimas recebidas atrás das armazenadas há mais tempo, mantendo o fluxo de utilização das mais velhas para as mais novas.

Como sempre são trabalhados mais de um tipo de vacina na granja, o ideal é que elas estejam separadas dentro da geladeira.  Esse procedimento facilita na hora de retirar os frascos, evitando que a porta da geladeira fique muito tempo aberta.

É muito importante que se faça uso de termômetro dentro da geladeira, para o controle diário de temperatura máxima e mínima, sendo as temperaturas diárias anotadas em ficha de controle. Se as vacinas forem expostas a condições de congelamento ou aquecimento, elas devem ser descartadas.

Relembrando:

  • Mantenha a área de armazenamento das vacinas sempre limpo.
  • Utilize um refrigerador com bom funcionamento, limpo e de uso exclusivo para as vacinas. Nenhum outro item (comidas, bebidas, amostras) pode estar compartilhando o local.
  • Utilize o sistema PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) para evitar o vencimento dos produtos armazenados.
  • Mantenha a temperatura sempre entre 2ºC e 8ºC, verificando regularmente com ajuda de termômetros/sensores.
  • Não permita que as vacinas congelem, pois isso compromete a eficácia do produto. 
  • Utilize a vacina assim que ela for reconstituída (geralmente dentro de 2 horas).
  • Não permita que a vacina seja aquecida durante a vacinação. Evite exposição solar, locais quentes, etc.

Como o SMIT ajuda a manter a eficácia de suas vacinas?

Da mesma forma que o SMIT te ajuda a manter a qualidade do sêmen animal utilizado para reprodução (Leia mais em https://bit.ly/3fNutNI), ele pode te ajudar a manter a temperatura das vacinas sempre dentro da faixa adequada, evitando perda de produtos ou a ineficiência do mesmo quando aplicado no animal.

O uso do SMIT (Sistema de Monitoramento Inteligente de Temperatura) permite manter o controle de sua câmara conservadora de vacinas de forma prática e automática.

O aparelho possui um sensor de temperatura calibrado, que coleta e registra as temperaturas da sua câmara e envia todos os dados para um servidor online, o que permite que as informações sejam acessadas de qualquer dispositivo em qualquer lugar.

Não é necessário se locomover até a câmara para fazer medições e registros manuais da temperatura. É tudo feito automaticamente.

Basta configurar a faixa de temperatura que o SMIT deve monitorar e sempre que a temperatura tiver alguma variação você será alertado através de um SMS e/ou e-mail. O mesmo ocorre quando faltar energia. Além dos alertas, você ainda tem a opção de gerar relatórios com os dados salvos pelo SMIT através do sistema web, pelo qual também pode-se acompanhar a leitura da temperatura em tempo real.

Além de economizar tempo no monitoramento de temperaturas, o SMIT garante a qualidade de seu produto!

Categoria: Suinocultura Tags: #vacinas #suinos #granjasuinos #vacinacaosuinos

Compartilhar: